Psicanálise

Adolescência, Psicanálise e Educação
Beatriz Cauduro Cruz Gutierra

 

Esta obra é fruto da experiência profissional da autora no trabalho com adolescentes e educadores de adolescentes e resultado de intensa pesquisa.

 

EDITORA AVERCAMP
http://www.avercamp.com.br/


 

DA PALAVRA AO GESTO DO ANALISTA
Jorge Forbes

 

Da mesma forma que para Vinícius a mulher tem que ter qualquer coisa além de beleza, para Lacan a palavra do analisando tem que ter qualquer coisa além do sentido.

 

JORGE ZAHAR EDITOR
LivroJorgeForbes.html
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

LOS SUJETOS DE LA EDUCACIÓN - La reconstrucción del yo como retorno de una ilusión
Alicia Marta Dellepiane

 

En este libro, Alicia Dellepiane desarrolla el tema del sujeto de la educación desde diversos ejes vinculantes. Analiza sus avatares y cuestiona qué es un sujeto, la psicología de la forma, las bases de la personalidad y el surgimiento del psicoanálisis. Es a partir de estas temáticas que elabora las teorías de sujeto colectivo y sujeto individual, la obligación del Estado y la responsabilidad de cada uno como sujeto social en el ámbito educativo. Estas posturas le permiten entretejer diversidad de circuitos, algunos contradictorios, que permiten la confrontación y el debate por parte del lector.

 

Lugar Editorial
http://www.lugareditorial.com.ar/
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

O IMPACTO DA PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO
LENY MAGALHÃES MRECH (ORG)

 

A correlação entre Psicanálise e Educação tem-se intensificado enquanto suscita grande interesse de seus articuladores: psicanalistas, psicólogos e professores. Essa demanda requer estudos e discussões que envolvam os questionamentos dos docentes, quer da rede pública, quer da rede privada. A subvalorização da Educação pela sociedade é, inegavelmente, preocupante. A maneira pela qual temas tão essenciais vêm sendo tratados nas várias esferas sugere uma possível surdez na escuta das questões educativas. Com o objetivo de abrir e ampliar essas discussões docentes e pesquisadores renomados, com extrema capacidade de transmitir suas experiências (inclusive em clínicas), reuniram-se em um encontro cujo tema central foi: Os professores escutam a Psicanálise?.

 

AVERCAMP
http://www.avercamp.com.br/
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Psicanálise
Maria Couto

Freud, no fim de sua vida, sob o impacto da guerra e do nazismo, escrevia que a educação e a cultura não conseguiram impedir a barbárie. Mas, a experiência cotidiana permite-nos afirmar que sem a educ

AVERCAMP
http://www.avercamp.com.br/autores/mariacouto.htm


 

Psicanálise e Educação - Caminhos Cruzáveis
Maria Augusta Rondas Speller

 

Este livro é imperdível por duas razões: primeiro, o estilo peculiar da autora que, dominando a teoria psicanalítica atreve-se a enveredar pelos caminhos da educação, estabelecendo pontes entre a psicanálise e a educação. Segundo, não se contenta. Vai além.

 

Editora Plano


 

Psicanálise e Educação - Laços Refeitos
MÁRCIA NEDER BACHA

 

Este livro corajoso e polêmico também critica tanto os psicanalistas que abandonam demasiado rápido o problema pedagógico quanto as doutrinas psicológicas que desejam orientar o educador.

 

Casa do Psicólogo e Editora UFMS
http://www.casadopsicologo.com.br


 

psicanalise

Psicanálise, Educação e Diversidade

Leny Magalhães Mrech, Mônica Rahme e Marcelo Ricardo Pereira (orgs.)

Publicação: 2011 | Formato: 15,5 x 22,5 cm | Páginas: 144

ISBN: 978-85-8054-019-2

Comprar

Preço: R$ 30,00

Nascido de um fecundo encontro que apontou sobremaneira para a variedade da prática, o livro resultou numa coletânea referente e substancial acerca da atualidade da interface psicanálise e educação, debatendo a questão da diversidade. Esta obra assume e transmite com firmeza a posição da psicanálise de não recuar diante do real; real esse que pode se manifestar nas particularidades que compõem a contemporaneidade, nas vivências da infância e da juventude, nas questões que rondam a profissão docente e seus processos de formação ou, ainda, nas diferentes formas empregadas pelo sujeito-aluno para manifestar sua subjetividade no interior da experiência escolar.


 

 

transmissao

Psicanálise, transmissão e formação de professores

Leny Magalhães Mrech e Marcelo Ricardo Pereira

Publicação: 2011 | Formato: 15,5 x 22,5cm | Páginas: 160

ISBN: 978-85-8054-018-5

Comprar

Preço: R$ 30,00

Não resta dúvida de que os “interesses” e “esperanças” que Freud assinalou sobre a aplicação da psicanálise na educação têm sido nos dias de hoje cada vez mais substancializados. Tanto a psicanálise quanto os estudos mais recentes da educação, que interrogam as novas formas de subjetividade, os modos contemporâneos de sintoma e o entendimento das contingências como constitutivas do ato de educar, vêm apostando numa fértil conexão entre esses dois campos de conhecimento. Nesse sentido, este livro visa a contribuir para inscrever a problemática do sujeito a partir da Psicanálise, da transmissão e da formação de professores, constituindo-se em um material de apoio aos pesquisadores do campo da psicanálise e educação e contendo uma rigorosa reflexão teórica e metodológica.


 

 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2