Destaques

competencia_e_qualidadeEducação: competência e qualidade
Nílson José Machado

Existe um aparente consenso com relação ao fato de que somente uma Educação de qualidade forma pessoas competentes. Não é tão fácil, no entanto, um acordo sobre a ideia de pessoa a ser formada, nem sobre o significado da qualidade no terreno educacional, ou mesmo sobre as dimensões fundamentais das competências a serem desenvolvidas.

(Saiba+)

 

 


 

 


Revista Educação - LACAN - (Especial: Biblioteca do Professor)

A Revista Educação apresenta a coleção especial Biblioteca do Professor e, entre elas, está a Edição nº 9: Lacan Pensa a Educação, que teve como Coordenadora Assistente Leny Magalhães Rech, autora também deste Site (www.educaçãoonline.pro.br).

Nesta edição especial temos o seguinte sumário:

Leia mais...
 
 
Apresentação Imprimir

O site EDUCAÇÃO ON-LINE criado em 1996, visa utilizar a INTERNET, para tentar trazer aos professores, especialistas, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, educadores e outros, o que de mais recente tem acontecido no campo educacional no mundo. São informações que normalmente chegam com bastante atraso, levando-os à uma constante defasagem. Convidamos todos a participar desse novo mundo onde uma Educação melhor não seja realmente um sonho, mas se efetive em uma prática de atualização constante e de um redimensionamento maior entre os sujeitos.

Coordenação Geral - Profa. Dra. Leny Magalhães Mrech

Psicóloga, socióloga, psicopedagoga e psicanalista. Professora Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Diretora de Cartéis e Intercâmbios da Escola Brasileira de Psicanálise. Ex-coordenadora da área de Pós-Graduação de Psicologia e Educação da Faculdade de Educação da USP. Ex-Vice Presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Coordenadora do Convênio Internacional da Fundação do Campo Freudiano e a Universidade de São Paulo. Ex-Coordenadora do Projeto Escola Viva, durante dois anos com a Secretaria Municipal de Educação, que abarcou todas as salas de alunos portadores de necessidades especiais e distúrbios de aprendizagem, cinco EMEDAS (Escolas Especiais para Portadores de Deficiência Auditiva), 150 coordenadores pedagógicos, 150 escolas, 170 professores e mais de 15.000 alunos. Coordenadora da Coleção de Psicopedagogia e Psicanálise para a Editora Vozes. Ex- Conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia em duas gestões. Criadora e coordenadora do Programa Jazz-Fusion pela Rádio USP durante quatro anos.

Há no mundo todo uma tentativa de encontrar soluções para os problemas básicos da educação. Estão sendo privilegiados, sobretudo, aqueles aspectos referentes às necessidades básicas de aprendizagem - as chamadas nebas - isto é, que os alunos saibam, no final do processo de escolarização ler, escrever e calcular. Esta ênfase foi dada sobretudo na Conferência Mundial "Educação para todos", realizada em Jomtien, na Tailândia, em março de 1990. Em seu artigo 1º apontava "Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem - Cada pessoa - criança, jovem ou adulto -deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. A amplitude das necessidades básicas de aprendizagem e a maneira de satisfazê-las variam segundo cada país e cada cultura, e, inevitavelmente, mudam com o decorrer do tempo".
Foram privilegiados sobretudo os grupos excluídos ou marginalizados do processo educacional. Este aspecto foi ressaltado no artigo 3º da Conferência Mundial "Educação para Todos" de Joimtien: "Um compromisso efetivo para superar as disparidades educacionais deve ser assumido. Os grupos excluídos - os pobres, os meninos e as meninas de rua ou trabalhadores; as populações das periferias urbanas e zonas rurais; os nômades e os trabalhadores migrantes, os povos indígenas; as minorias étnicas, raciais e lingüísticas; os refugiados; os deslocados pela guerra; e os povos submetidos a um regime de ocupação - não devem sofrer qualquer tipo de discriminação no acesso às oportunidades educacionais."

INDICAÇÕES RECEBIDAS PELO FÓRUM EDUCAÇÃO ON-LINE

Com o tempo o Fórum foi sendo visitado, descoberto e apoiado. Hoje conta com uma gama de interessados, colaboradores e críticos, interessados em debater, aprimorar e tornar a Educação no Brasil realmente melhor.

 

O GloboCaderno de Ciência e Vida do Jornal O Globo
Centro Point TradeSite de melhor informação segundo o Centro Point Trade
Escola NetPágina Nota 10 concedido pelo site EscolaNet